segunda-feira, agosto 03, 2009

Críticas


Foi o primeiro filme que vi dele e, ainda que seja considerado a obra-prima da sua filmografia, ainda que tenha vencido o Óscar e Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, não me parece, muito pessoalmente, que Pedro Almodóvar, em Tudo sobre a minha mãe, tenha atingido o auge da genialidade cinematográfica. Confesso que, para mim, ninguém melhor que Woody Allen para transformar o bizarro em genial, a rebuscada encruzilhada de histórias entre os personagens em obras de arte. Achei o filme pouco eloquente e até um pouco macabro, no entanto, bastante previsível neste sentido, do início do filme conseguímos tirar todas as pistas para concebê-lo nas nossas cabeças.
Ainda assim, tiro o chapéu a Penélope Cruz que, mais uma vez, está brilhante e, obviamente, dou o benefício da dúvida ao Senhor Almodóvar que , concerteza, percebe mais de cinema do que eu!

Um comentário:

mim disse...

Tens no mesmo texto dois génios do cinema, minha querida :)
O Woody Allen é o génio do humor inteligente. O Almodóvar é o génio do sentir.

Tenho que admitir que o 'Todo sobre mi madre' não é o meu favorito, mas vê o 'La Mala Educación', o 'Carne Trémula' ou o 'Habla com Ela'. Diz-me depois se mantens a primeira impressão ;)