quarta-feira, outubro 06, 2010

Festa do cinema francês

A partir de amanhã decorrerá por todo o país a 11º Festa do Cinema Francês.
Tem como ponto de partida a capital, de 7 a 16 de Outubro nos Cinema São Jorge, no Instituto Franco-Português e na Cinemateca Portuguesa, seguindo-se para Almada entre os dias 3 a 17 de Outubro no Fórum Romeu Correia. Também a Invicta será palco deste evento nos próximos dias 19 a 24 nos Cinema Passos Manuel, Teatro do Campo Alegre e Biblioteca Municipal Almeida Garrett, subindo, depois, até Guimarães de 21 a 24 de Outubro no Centro Cultural Vila Flor, para ainda passar pelo centro e o sul do país. Assim sendo, a cidade dos estudantes será a protagonista pelos dias 3 a 9 de Novembro no Teatro Gil Vicente, sucedendo a Faro que receberá este festival de 24 a 31 do presente mês no Teatro Municipal de Faro.

Este festival, mais do que um free passport para as estreias nacionais que se avisinham, serve ainda de retrospectiva ao melhor do cinema francês, contando com a participação de grandes nomes da sétima arte gaulesa tais como Sandrine Bonnaire, Alexeï Guskov, Louis-Ronan Choisy, Jane Birkin, Melvil Poupaud, entre outros...

Para os mais jovens há ainda a selecção de duas curtas-metragens realizadas pelo Festival de Clermont-Ferrand, com o recheio dos novos talentos do cinema francês, podendo contar ainda com a descoberta de filmes de animação para ver em família.

As obras a serem apresentadas passam pelos mais diferentes géneros cinematográficos (drama, comédia, documentário, animação, thrillers...) cabendo, no fim, ao público eleger o seu filme favorito de entre os filmes apresentados em ante-estreia.

Este grande espectáculo culmina no regresso do cinema burlesco do senhor Pierre Étaix, que vem pela primeira vez a terras de Fado apresentar cópias restauradas de todos os seus filmes.

Mais informações em http://www.festadocinemafrances.com/ e que venha rápido dia 19 que o espectáculo promete!

Nenhum comentário: