domingo, abril 17, 2011

Cegos que, vendo, não vêem

“Por que foi que cegámos? Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão. Queres que te diga o que penso? Diz. Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.”
in “Ensaio sobre a Cegueira”
José Saramago

6 comentários:

Rita Carvalho disse...

Para mim é um dos melhores livros que já li. E posso dizer que já li muitos. Mas esse é qualquer coisa. Acho que sou capaz de o ler várias vezes e continuar maravilhada com ele.
Boa citação! ;)

Clara Mafalda disse...

Confesso que nunca fui grande fã de Saramago depois de ter levado com O memorial do convento coagidamente, só nos últimos tempos recuperei a minha fé no escritor e lancei-me a algumas das suas obras. Pelo menos lições não me têm faltado :)

Rita Carvalho disse...

Eu gostei do Memorial, mas não me cativou por aí além. Depois da minha mãe insistir muito comigo li o Ensaio Sobre a Cegueira e desde aí que me apaixonei pela escrita do senhor. Também li o Caim e gostei muito mesmo. O próximo será a Jangada de Pedra, mas o tempo tem sido pouco para me dedicar à leitura de coisas menos científicas. Que livros já leste dele? :)

Clara Mafalda disse...

Li o memorial, o Ensaio sobre a cegueira, todos os nomes e levantado do chão. Gostei especialmente de todos os nomes e agora tambem queria ler o caim :)

Rita Carvalho disse...

Lê o Caim! Eu li-o em menos de 24 horas devio às belas das aulas teóricas que me punham a dormir e para não adormecer na aula lia o livro então foi mesmo rápido. Eu estou intrigada com o evangelho segundo jesus cristo, mas esse não tenho em casa e só quando ler todos os que para aqui andam é que compro esse!
Nunca tinha ouvido falar do todos os nomes (é porque não deve parar aqui por casa também), mas gostei do título. Um que também dizem ser muito bom é o ano da morte de ricardo reis. Quando leres o Caim publica o teu parecer.
Anyway, gosto muito da imagens da página do blog no facebook! :D

Clara Mafalda disse...

quando eu ler digo sim :)
e obrigada :)
beijooo